domingo, 28 de janeiro de 2018

Diferenças

Havia uma diferença de uma de uma década entre nós.

A princípio ele veio pra tomar um lugar que sempre foi meu, por mais estúpida que essa afirmação possa parecer.

O peso do tempo talvez ajude a explicar uma porção de coisas sobre como enxergar o mundo e as suas loucas relações.

É que na verdade, os mais velhos sempre acham que sabem de todas as coisas que estão acontecendo. Às vezes até sabem, mas se comportar como se sempre soubessem não parece ser das coisas mais espertas.

Olhando racionalmente pra trás, ele sempre teve mais qualidades que eu. A começar pelo ser humano que ele era.

A mesquinhez, característica muito comum aos irmãos mais novos, simplesmente não fazia parte da sua personalidade. Vai saber o porquê (?!)... Mesmo o fato de nós termos sido criados na mesma família, parece não tê-lo feito herdar esse peso presente nas personalidades dos demais.

Nunca foi assim.

Há coisas que não se cobram. Tem gente que tem a leveza e uma forma de lidar que simplesmente fazem das coisas como elas deveriam ser.

Ele sempre foi mais talentoso, mais esperto, mais capaz... Sempre teve leveza pra tratar as suas coisas. Sempre se divertiu, mesmo quando competíamos em partidas de futebol no vídeo game.

Enquanto eu só pensava em vencer, ele se divertia. As suas vitórias sempre foram mais bonitas e emblemáticas, enquanto as minhas eram repletas de esforço, uma certa dor e, em grande medida, um certo rancor. Na verdade, mesmo se tratando de joguinhos, as minhas vitórias eram acompanhadas de um vazio existencial.

Praticamente nos equivalíamos quando disputávamos, mas a forma como alcançava os seus objetivos sempre aparentava maior virtude. 

É claro, apenas admitia isso pra mim mesmo nos momentos em que a racionalidade permitia, ainda que jamais aceitasse esse fato enquanto estávamos em campos opostos.

A distancia ajuda a enxergar coisas que a submersão do cotidiano nos impede. Talvez ajude a idealizar. Mas oras, o que seria da arte e das relações de afeto se fossem compostas apenas por objetividade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário