domingo, 15 de outubro de 2017

Meus heróis NÃO morreram de overdose.

Dizem que Roger Waters é um músico bastante detalhista e cuidadoso com as suas produções artísticas. Não é pra menos. Na opinião deste quem vos escreve, ele é simplesmente o maior músico que já pisou nessa redoma achatada.

Por falar em achatada, os tempos loucos em que vivemos fez ressurgir uma teoria (?!) de que a terra é
plana. Pasmem, em pleno século xxi! É claro que essas coisas são restritas somente a internet. Mas é que atribuir a internet um “somente” talvez não seja o advérbio mais adequado.

Ressignificar coisas é uma das capacidades humanas mais incríveis e contraditórias. Mas pra evitar cair num pós-pós-pós, imagino que esse tipo de retorno (dos terraplanistas) nos séculos não é uma simples reinterpretação das coisas. Trata-se de algo mais profundo, de um traço de personalidade retrógrado e, pelo visto, bastante contagiante.


Nessas reviravoltas de coisas que são e deixam de ser, me peguei pensando em uma frase muito impactante e representativa do grande Cazuza. Dizia ele: “...Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder...”

Em que pese a potência e a grande capacidade de mobilizar as emoções que estes versos podem proporcionar, pensando bem, acho que não é bem assim. Os meus heróis não morreram de overdose, ainda que não estejam no poder (rs).

Roger Waters é, talvez, um tipo de herói tão incrível que, além de não ter morrido de overdose, é trotskysta (dizem...) e luta por uma Palestina livre. Ele é um dos principais articuladores do BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) que é um movimento fundamental na luta contra ocupação do sionismo em território palestino.

E, por falar em Palestina, quanta coisa mudou nesses últimos três anos. E que bom que mudaram!
Confesso que a identificação com a luta dos povos árabes se tornou tão profunda que consigo sentir as suas dores no meio daquela barbárie causada pelo exército ocupante de Israel. As notícias são capazes de acabar com o meu dia.

Roger Waters não foi o responsável direto por esta influência, mas que é muito satisfatório saber que isso é incomum a nós, eu não tenho a menor dúvida.

P.s: Essa escrevinhação foi embalada por - https://www.youtube.com/watch?v=lyiYEJcXwn4 

Nenhum comentário:

Postar um comentário