domingo, 4 de janeiro de 2015

Um "teaser"

Esse texto é uma pequena parte de outro bem maior que estou terminando de corrigir e complementar. Destaco aqui a parte que fala sobre o futebol no Brasil e como essa paixão é tratada pelos nossos dirigentes.

A letra "E" é referente aos títulos do texto.

Não pretendo continuar falando de política aqui, apenas crônicas cotidianas como foi durante todo ano de 2014. De toda forma, agradeço a visita.

Desejo a todos\as uma boa leitura e um ótimo 2015.


e) Países em desenvolvimento

Você talvez nunca tenha se perguntado os motivos da escolha das sedes da copa do mundo. Talvez também não tenha se dado conta dos motivos d´ela ter acontecido nos países em que aconteceram suas ultimas edições.

Vamos lá.


(Questão hard) onde foi a copa de 2010? 
copa na África, construções faraônicas, FIFA e empreiteiras mais endinheiradas e, pós copa, muito pouco ou quase nenhuma utilidade da maioria dos estádios. (“s”outh áfrica)

(Questão very hard) onde foi a copa de 2014? 
copa no Brasil, construções faraônicas, FIFA e empreiteiras mais endinheiras e, pós copa, parte significativa das arenas sem utilidade. (“B”rasil)

(questão very very Hard) Você lembra aonde será a copa em 2018? 
Pois bem, será na Rússia. O resto você já sabe; construções faraônicas, FIFA e empreiteiras endinheiradas e, pós copa, sei lá, do jeito que o puttin é, é capaz de mandar demolir tudo pra construir tudo novamente. (“R”ússia)

Se você é um\a leitor\a atento\a vai sacar de cara a malandragem. Todos os países fazem parte dos brics. Ou seja, novos mercados, expansão da capacidade de consumo e o empresariado sedento de grana.

Fazer uma copa na Europa significaria não construir um único estádio e derrubaria toda a equação repetida a cima. Por isso e não pelo motivo alegado pela FIFA de, “revezamento” dos continentes, que a copa foi a outros lugares.

Agora, se você é esperto\a, já sacou onde será a copa de 2022.

Te peguei...não vai ser na “C”hina. Lá as empreiteiras são do Estado parceiro\a. Aí a coisa é de outro jeito.
    
Então, a copa vai ser no “C”atar. Só em falar esse nome aqui estoura um poço de petróleo lá. Daí você já sabe a ladainha né? construções faraônicas, FIFA e empreiteiras endinheiradas e, pós copa, sei lá, talvez vire o jardim de algum sheik.

Mas, tem gente que não acredita que vai ser por lá. Houve compra de votos no comitê da FIFA que escolheu a sede. Cenas para o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário