domingo, 4 de outubro de 2015

Os sinais estão no ar

Fibra óptica
O netflix é sem dúvidas uma das maiores invenções da última semana de todos os tempos da humanidade. Calma, explico. É que em tempos de mudanças tão profundas e permanentes, mal da tempo d´a gente se habituar com as descobertas que facilitam e felicitam o nosso dia a dia.
Há uns 15 anos atrás, um dos grandes baratos do gênero televisivo foi à tevê a cabo e a possibilidade de viajar num mundo paralelo a programação aberta. Ter um treco desses em casa era artigo de luxo. Os filmes e os jogos esportivos, à parte (não existia o première) eram comprados pelo telefone e custavam muito. Aliás, os programas esportivos variavam a partir da operadora que fornecia o serviço.


A minha casa teve acesso a esse treco no final da década de 90. Minha irmã mais velha juntou uns familiares e deu de presente de aniversário pro meu pai uma “directv”. Lembro que era muito caro mantê-la, depois de um tempo não foi mais possível pagá-la e, fatalmente, deixamos de tê-la.
Tempos atrás assistia futebol com amigos e alguém arrematou: “um dia nos perguntaremos, como era a vida antes da tevê a cabo?”. Ele se referia as sinopses que aparecem imediatamente quando passamos o canal, sem dúvidas, uma dessas invenções que são a maior coisa dos últimos tempos da última semana que caiu em nosso esquecimento.

Quem até a década de 70 assistia tv em preto e branco é quem realmente entende como as transformações tecnológicas sofreram profundas mudanças ao longo dos tempos. Reconstruir essa memória, não apenas do ponto de vista de como foi e como está, mas também carregada com o significado particular de pessoas anônimas é o maior barato.
E assim segue...

p.s: ultimas semanas de temperaturas amenas e, como sempre, não me sinto preparado para encarar o calorzão. Resta-me torcer por um verão versão light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário