domingo, 19 de outubro de 2014

E um pouco de tudo

Prestar atenção em coisas novas nem sempre é tarefa das mais fáceis de acontecer. Mas também, na velocidade cada vez mais assustadora desses tempos é até compreensível.

Aliás, seria melhor ter dito que; simplesmente prestar atenção nos dias atuais não tem sido coisa fácil.

Em tempos de WWW então...

Estamos muito preocupados com as competições, com o destaque e brilho, mesmo que o preço seja o menos nobre possível.

Até os jogos com objetivos coletivos passam a ser reinventados de maneira individual.

As peças de xadrez movem-se não em um sentido de dar um xeque-mate no rei adversário, apenas, mas também no teu próprio rei.

Abrir o olho e tentar se manter longe nem sempre é possível. Mas, nesse tipo de terreno é sempre bom tentar. Sem paranoias, nem confusões.



(*)

Tempos de tempos escassos.

O advento das tecnologias geraram um fenômeno particularmente curioso. Quanto maior a capacidade de reduzir distâncias e aumentar a resolutividade das coisas, maior a demanda e exigência por respostas.

Trabalha-se mais, para além da sua jornada fisicamente presente de trabalho. Como repensar o mundo do trabalho onde a caricatura do operário fabril, que bate cartão na porta da fábrica, não necessariamente se enquadra?

(*)

Uma das grandes atrações dos seres humanos é projetar o futuro. As telonas protagonizam uma infinidade de exemplos que trazem na ficção científica abordagens muito instigantes.

O exterminador do futuro, matrix, o juiz são alguns exemplos. Esses, trazem em comum, em maior ou menor medida, uma relação de conflito com as máquinas. Em algum momento do desenvolvimento da sociedade, as máquinas se rebelam e começam um confronto apocalíptico com a raça humana.

Mas existem outras formas de abordagem. Os jetsons e o impagável futurama incorrem no viés do humor sem perder a sua sagacidade crítica com questões contemporâneas da projeção do futuro.

Essa temática tem me chamado bastante atenção. Provavelmente, ao que tudo indica, é o que irei trabalhar na minha dissertação de pós-graduação. O mais bacana é que a produção nessa área é vastíssima. Fiquei surpreso e particularmente instigado em conhecer pessoas que trabalham com isso.

Mundo do trabalho, tecnologias, conflitos e projeção do futuro podem ser batidos no mesmo liquidificador?

Vamos ver no que dá.

p.s: e lá vem o verão... =\

Nenhum comentário:

Postar um comentário